Home
Projeto
Estudos de Caso
Painel de Especialistas
Equipe
Biblioteca
Parceiros
Como Participar
Fale Conosco
 

Estudos de Caso

Até o momento, o projeto está avaliando os efeitos de acordos comerciais nas áreas descritas a seguir.
Caso queira sugerir alguma área de estudo que poderia ser incorporada ao projeto, por favor entre em contato conosco aqui.


Reserva Extrativista do Médio Juruá

A RESEX do Médio Juruá , com cerca 250 mil hectares, está localizada a cerca quatro horas de barco do município de Carauari, Estado do Amazonas. Criada em 1997, a reserva possui cerca de 700 habitantes, distribuídos em 13 núcleos populacionais. Os núcleos do Roque e de Pupuaí são as principais áreas de estudo do projeto.

A parceria está baseada na comercialização de óleos vegetais, extraídos localmente por meio de processo desenvolvido com o auxílio da Universidade Federal do Amazonas e utilizados na fabricação de cosméticos.

Mais informações sobre a Resex, clique aqui.



Terra Indígena Koatinemo – Povo Indígena Asurini

Localizada no Pará, na região de Altamira, a Terra Indígena Koatinemo tem aproximadamente 388 mil hectares e abriga os Asurini do Xingu, povo indígena do grupo lingüístico Tupi-Guarani. Denominação dada pelas frentes de atração, os Asurini entraram em contato com a sociedade nacional em 1971. Com isso sofreram drástica perda populacional, reduzindo-os a 50 indivíduos em poucos anos. Hoje, parcialmente recuperados, são cerca 120 indivíduos a compor o grupo.

Os Asurini são exímios ceramistas, cuja produção é importante atividade sazonal das mulheres. São especialmente agricultores, mas também praticam a caça, a pesca e a coleta de produtos florestais.

A parceria comercial nesta área está baseada na comercialização de castanha in natura, que será transformada nas instalações da cooperativa indígena na cidade de Altamira, para a venda à indústria de cosméticos.

Mais informações sobre os Asurini, clique aqui.


Terra Indígena Arawete-Igarapé Ipixuna – Povo Indígena Araweté

Com cerca 940 mil hectares, a Terra Indígena Araweté/Igarapé Ipixuna localiza-se no Pará, na chamada Terra do Meio, região marcada por inúmeros conflitos. Desde outubro de 2005, os cerca de 340 Araweté habitam duas aldeias: Ipixuna, a mais velha, e Pakañã, recém-criada.

 

Contactados oficialmente em 1973, os Araweté pertencem ao tronco lingüístico Tupi-Guarani e são classificados como caçadores e agricultores da floresta de terra firme. O grupo combina a agricultura, em especial do milho, com a caça, a pesca e a coleta de produtos florestais. Sua cultura material e suas técnicas agrícolas são consideradas simples quando comparadas àquelas de outros grupos Tupi-Guarani.

Assim como para os Asurini, a parceria comercial nesta área está baseada na comercialização de castanha in natura, que será transformada nas instalações da cooperativa indígena na cidade de Altamira, para a venda à indústria de cosméticos.

Mais informações sobre os Araweté, clique aqui.


Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão – ASSEMA

A ASSEMA é uma organização dirigida por trabalhadores rurais e quebradeiras de coco babaçu, atuante na região do Médio Mearim, Maranhão. Envolve famílias de 17 áreas de assentamento dos municípios de São Luiz Gonzaga do Maranhão, Lima Campos, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Esperantinópolis e Peritoró. Fundada em 1989, a ASSEMA presta assessoria técnica, jurídica, econômica e política às famílias de trabalhadores rurais, em especial às famílias de quebradeiras de coco babaçu, estimulando a organização de sistemas cooperativistas e associativistas para a produção de alimentos orgânicos e ações sustentáveis de utilização dos recursos naturais. A base de atuação da associação é a produção familiar, relações justas de gênero e o respeito às etnias e à diversidade cultural.

As parcerias comerciais desenvolvidas pela ASSEMA referem-se a subprodutos do babaçu, como o óleo de babaçu, sabonete de coco babaçu, o mesocarpo (parte farino-oleaginosa) e a torta (ração para animais).

Mais informações sobre a Assema, clique aqui.

 
Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental da USP (PROCAM - USP)
Rua do Anfiteatro, 181 - Colméia Favo 14 - 05508-900 - Cidade Universitária (SP) - Brasil
Tel.: 55 11 3091-3235 - Fax: 55 11 3091-3330 - email - parcerias.florestais@gmail.com